Passados 35 anos da Independência de Cabo Verde, os audiovisuais são um elemento essencial para a percepção do percurso de Cabo Verde enquanto nação e material incontornável na senda do percurso de Nação independente e eminentemente cultural.
Nesse sentido, o Auditório Nacional Jorge Barbosa, promove de 07 a 12 de Junho, na cidade da Praia, uma mostra de cinema de e sobre Cabo Verde.
Com este evento pretende-se fomentar o debate à volta do percurso já feito em matéria de audiovisuais e os caminhos a serem trilhados para o futuro. A sensibilização dos poderes públicos para a criação de políticas concernentes a incentivar o surgimento de novos valores no mercado da área é outro dos propósitos dos dinamizadores desta iniciativa.
Denominada "Cinema e os 35 Anos de Independência" a mostra irá reunir filmes (longas e curtas-metragens de ficção e documentários), de realizadores nacionais e estrangeiros, que ao longo desse período têm transposto para as telas temáticas cabo-verdianas ou universais mas alocadas no nosso arquipélago.
O Áuditório Nacional será a sala onde serão exibidos os filmes, gratuitamente, sendo que também serão realizadas pelo menos duas sessões em bairros/comunidades da periferia da cidade.
Também, paralelamente, vão se realizar dois workshops sobre produção cinematográfica direccionados a estudantes universitários da área dos audiovisuais e afins.