O Programa

Disponibilizamos aqui o programa da mostra de cinema cabo-verdiano - Cinema e os 35 Anos da Independência, que irá decorrer de 07 a 12 de Junho.
A abrir, dia 07, o documentário Bitú, do cineasta, artista plástico e escritor, Leão Lopes. Oportunidade de ver, pela primeira vez no grande ecrã, este filme sobre a criação artistica de Bitú, artista plástico sãovicentino.
Para o segundo dia da mostra está reservada a estreia nacional do mais novo filme de Paulo Cabral, Deportados. E na segunda sessão do dia passa o imprescindível documentário de Ana Lisboa sobre Amilcar Cabral.
Quarta-feira traz-nos olhares sobre a diáspora cabo-verdiana das "duas margens" do atlântico: na primeira sessão passa Some Kind of Funny Porto-rican, onde Claire Andrade revela a história nunca contada da desintegração de uma comunidade cabo-verdiana nos EUA; o segundo filme do dia é Os Últimos Contratados, sobre os cabo-verdianos que nunca mais voltaram de São Tomé e Principe.
O Percurso de Cabo Verde é a marca do antropólogo Guenny Pires nesta mostra que reúne alguns dos filmes que marcaram três décadas e meia de cinema nacional. Passa às 18h30 de Quinta-feira. Segue-se, às 20h, Cabo Verde, Nha Cretcheu.
Na sexta-feira, o dia é reservado à música. Os documentários Songs of Badios e Kontinuasom abordam, de diferentes formas, o universo musical cabo-verdiano. Dois filmes de cineastas estrangeiros, separados por cerca de duas décadas.
A mostra fecha no Sábado, dia 12, com três sessões: Batuque, a Alma do Povo é mais uma oportunidade de ver e ouvir as batucadeiras da cidade da Praia pelo olhar de Júlio Silvão e pelas vozes das próprias. Segue-se uma série de curtas-metragens realizadas por jovens cineastas da praça (Mário Almeida, Colectivo de Cinema Pobre, etc.)
E, com A Ilha dos Escravos, cai o pano sobre esta primeira edição da mostra Cinema e os 35 Anos da Independência.


Cor do texto
Segunda-feira - Dia 07

Abertura

19 horas - Bitú (de Leão Lopes)

Terça-feira - Dia 08

18h30mn - Some Kind of Funny Porto-rican? (de Claire Andrade Watkins)


20 horas - Amilcar Cabral (de Ana Lisboa)

Quarta-feira - Dia 09

18h30mn -Kontinuasom (de Oscar Martinez)
20 horas - Os Últimos Contratados (de Leão Lopes)

Quinta-feira - Dia 10

18h30mn - O Percurso de Cabo Verde (de Guenny Pires)
20 horas - Cabo Verde, Nha Cretcheu ( de Ana Lisboa)

Sexta-feira - Dia 11

18h30mn - Songs of Badios (de Gei Zantzinger)

20 horas - Estreia: Deportados (de Paulo Cabral)

Sábado - Dia 12

16h30mn - Batuque, a Alma do Povo (de Júlio Silvão)

18h30mn - Compacto de curtas-metragens (vários autores nacionais)

20 horas - A Ilha dos Escravos (de Francisco Manso)

0 Response to "O Programa"

Enviar um comentário