Os Filmes

A Mostra de Cinema Cabo-verdiano, que se inicia no próximo dia 07, vai englobar , como já aqui o dissemos, alguns filmes que marcaram o panorama cinematográfico cabo-verdiano ao longo dos 35 Anos de Independência Nacional.
São filmes de Cabo Verde, com directores, actores e equipa técnica cabo-verdiana. Alocados em cenários naturais do arquipélago ou criados no arquipélago. Mas são também filmes sobre Cabo Verde, filmados por realizadores estrangeiros, como é o caso de Francisco Manso, que há longos anos mantém uma relação próxima com o arquipélago e cuja produção filmíca inclui várias obras aqui rodadas; ou ainda descendentes de Cabo-verdianos que, na diáspora, resgatam as histórias das suas gentes, eternizando-as em filmes que são autênticos documentos históricos - caso de Claire Andrade Watkins, com o seu Some Kind of Funny Porto-rican? .
Nesta primeira edição da Mostra, não irão caber todos os filmes produzidos ao longo destes 35 anos. Mas os que serão exibidos marcaram, de diferentes modos, estas três décadas e meia de cinema cabo-verdiano. São filmes que nos trauxeram pedaços da nossa história enquanto nação, aspectos da nossa cultura e da nossa sociedade.
Eis o leque de filmes a serem exibidos:
Kel Otu Lado di Janela
Ojala Que Puedas
Risco Zero
São Tomé - Os Últimos Contratados
Some Kind of Funny Porto-rican?
Songs of Badios
Tromp d'Oeil

* Lista difinitiva.

0 Response to "Os Filmes"

Enviar um comentário