São Tomé - Os últimos contratados

Sinopse

Segundo António Carreira, a emigração para S. Tomé e Príncipe teria tido início em 1863. A cultura intensiva do cacau acabava de ser introduzidao no arquipélago. Era necessária mão-de-obra também intensiva.

A administração colonial portuguesa recorreu a expedientes vá¬rios para coagir angolanos, moçambicanos e cabo-verdianos a emi¬grarem sob contrato temporário para as roças de S. Tomé e Príncipe. As condições de trabalho dos contratados ou serviçais nessas roças eram de tal forma degradantes que o cacau produzido nessas ilhas foi nessa altura apelidado pelos ingleses de cacau escravo.

Em Cabo Verde, a fome de 1947-1949 junto aos efeitos da 2ª Grande Guerra é o culminar de mais uma das muitas crises profundas que fustigaram o ar¬quipélago. São Tomé era o destino, a derradeira alternativa para o grande nú¬mero de cabo-verdianos que migrava na esperança de uma vida melhor.

Alguns dessa leva regressaram. Muitos ficaram nas ilhas, quase esquecidos.

Fique a Saber:

Na estreia deste filme em São Vicente, que decorreu no Centro Cultural Português, estiveram presentes alguns antigos contratados.


Ficha Técnica

Realizador: Leão Lopes
Produtor: Leão Lopes
Género: Documentário
Duração: 51 min
Ano: 2010

0 Response to "São Tomé - Os últimos contratados"

Enviar um comentário